VMware Skyline Health Diagnostic (SHD)

PT

SHD – Skyline Health Diagnostics

Vou partilhar um pouco do que é e do que sei para já de um software extremamente útil, que nos pode ajudar no dia-a-dia na gestão de infraestrutura VMware. O software Skyline Health Diagnostics é uma plataforma reactiva de diagnóstico self-service. O software ajuda-nos a detectar possíveis issues/incompatibilidades e oferece soluções de produtos vSphere e vSAN (para já). Oferece recomendações na forma de um artigo da Knowledge Base da VMware ou procedimento para corrigir problemas, com base nos logs recolhidos.

Simplificando um pouco, não é mais que uma appliance (a partir da versão 2.0.5 já poderemos ter uma OVA para instalação ao invés das versões anteriores em que teríamos de instalar o SO e depois a APP) instalada na nossa infraestrutura.

De referir que esta ferramenta da VMware é até ao momento gratuita.

Benefícios a ter em conta:

– Baseado em sintomas o SHD dá-nos um kb ou passos para remediação para resolver o problema

– Sendo um self-service software tende a reduzir o tempo para acedermos a informação que poderá resolver o problema

– Rápidas recomendações ajudam-nos a ter a infraestrutura remediada de falhas e ajuda-nos a assegurar que o serviço é executado com menos interrupções

Fiz o processo de instalação no meu lab no qual vos passo a minha experiência passo a passo,

  1. Iniciar o deploy da appliance –> next

2 – Criar o nome da VM –> next

3 – Selecionar o datastore –> next                         

4 – Aceitar o license agreements –> next

5 – Escolher a rede –> next                                                 

6 – Definições adicionais –> next

7 – Revisão da configuração –>Finish

Após ser efectuado o deploy da appliance pode existir 2 cenários, um em que correu bem e temos acesso a UI ou não correu bem porque existe um problema identificado que poderá causar a indisponibilização da UI ou até mesmo pingar o IP da appliance.

Para resolver o problema acima mencionado, seguir o procedimento abaixo:

https://communities.vmware.com/t5/Skyline-Health-Diagnostics-SHD/Skyline-Health-Diagnostics-UI-is-not-accessible-after-deploying/ta-p/2846002

Se correr bem, temos acesso a UI,

8 – Usar o user ‘shd-admin’ –> Login                              

9 – End user License agreement –> next

10 – Aceitamos o CEIP –> Finish                                         

11 – Pagina inicial (por defeito)

Existem 2 formas de analise de Logs: Online e Offline (ver abaixo como proceder a cada uma)

Modo Online:

Neste modo teremos de ter conecção a infraestrutura (vCenter/ESXi) e internet.

Efectuar login no vCenter ou ESXi –> Check Connection –> Run Diagnostics

Selecionar no inventário os objectos –> Validate

Os passos, gerar, download, export, validação dos logs e consequente análise iniciam um após outro por esta ordem,

Esperar que todos os passos terminem e poderemos gravar, ou apenas ver o relatório gerado,

Modo Offline:

Neste modo como existe ligação a infraestrutura (vCenter/ESXi), teremos de efectuar a recolha dos logs manualmente e efectuar o upload para a app, através ‘escolher ficheiro’. Após este upload, o resultado dos report são os mesmos.

Aspecto de um exemplo de report,

Para alem dos reports, temos algumas configurações adicionais que poderemos efectuar, tais como as que descrevo abaixo como:

Upgrade and History: Onde se poderá efectuar o upgrade da appliance e da VCG (VMware Compatibility Guide) e datas de upgrade:

Customer Experience: Onde poderemos ver o status de comunicação da internet, o estado do programa CEIP e ver dado do programa CEIP

User Management: Onde se poderá por criar/editar os users locais

Reset Password: Onde poderemos alterar as passwords locais

Proxy Settings: Onde se configura o acesso a internet

Help & Support: onde poderemos ter ajuda do suporte da VMware para esta app

About: informação sobre a versão, uptime e espaço em disco do producto

Para saberem mais informação sobre o produto deixo abaixo o link da VMware,

https://docs.vmware.com/en/VMware-Skyline-Health-Diagnostics/index.html

ENG

SHD – Skyline Health Diagnostics

I will share a little of what think it is and what I know of an extremely useful software that can help us in the day-to-day management of VMware infrastructure. Skyline Health Diagnostics software is a self-service reactive diagnostic platform. The software helps us to detect possible issues / incompatibilities and offers solutions for vSphere and vSAN products (for now). It offers recommendations in the form of a VMware Knowledge Base article or procedure for fixing problems, based on collected logs.

To simplify as mutch as i can, it is nothing more than an appliance (and as of version 2.0.5 we will already be able to have an OVA for installation instead of the previous versions where we would have to install the OS and then the APP) installed in our infraestruture.

It should be noted that this tool from VMware is free so far.

Beneficts:

– Based on symptoms, SHD gives us a kb or steps to remedy the problem

– Being a self-service software, it reduces the time to access information that can help us solve the problem

– Quick recommendations help us have the infrastructure remedied for failures and help us ensure that the service runs with less disruption

I did the installation process in my lab in which i am passing above my experience step by step,

  1. Start the appliance deploy –> next

2 – Name the VM –> next

3 – Select the datastore –> next                         

4 – Accept license agreements –> next

5 – Select network –> next                                                 

6 – Additional Settings –> next

7 – Configuration resume –> Finish

After the appliance has been deployed there may be 2 scenarios, one in which it went well and we have access to the UI through the IP addr or it did not go well because there is an identified problem that could cause the UI to become unavailable or even ping the appliance’s IP.

To solve the problem mentioned above, follow the procedure below:

https://communities.vmware.com/t5/Skyline-Health-Diagnostics-SHD/Skyline-Health-Diagnostics-UI-is-not-accessible-after-deploying/ta-p/2846002

If its ok, we will have access to UI through ip addr

8 – Use ‘shd-admin’ user –> Login                              

9 – End user License agreement –> next

10 – Accept CEIP –> Finish                                         

11 – Default page

There are 2 ways of analyzing Logs: Online and Offline mode(see below how to proceed each one)

Online mode:

In this mode we will have to have connection to the infrastructure (vCenter / ESXi) and internet.

login vCenter or ESXi –> Check Connection –> Run Diagnostics

Select the inventory objects –> Validate

The steps generate, download, export, validate the logs and consequent analysis start one after another by that order,

Wait for all the steps to finish and we will be able to record, or just see the generated report,

Offline mode:

In this way as there is a connection to the infrastructure (vCenter / ESXi), we will have to collect the logs manually and upload them to the app, through ‘choose file’. After this upload, the results of the reports are the same.

Report Example above,

In addition to the reports, we have some additional configurations that we can make, such as the ones I describe below as:

Upgrade and History: Where you can upgrade the appliance and the VCG (VMware Compatibility Guide) and see upgrade dates:

Customer Experience: See the internet communication status, the state of the CEIP program and see data from the CEIP program

User Management: Create/Edit local users

Reset Password: Change passwords

Proxy Settings: Internet access

Help & Support: VMware Support for the app

About: Versioning information, uptime and disk space

To know more about the product please visit VMware product site,

https://docs.vmware.com/en/VMware-Skyline-Health-Diagnostics/index.html

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